Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

NIS: o que é e como consultar o número

O Número de Identificação Social é uma sequência de 11 dígitos necessária tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem quer ter acesso a programas sociais, como por exemplo o Auxílio Brasil.

O NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Ele é uma sequência de 11 dígitos presente disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

Este cadastro é necessário tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem quer ter acesso a programas sociais, como por exemplo o Auxílio Brasil.

Os números do NIS e do PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença está na origem deles: enquanto o NIS é gerado no momento em que alguém passa a usar benefícios sociais, o PIS é gerado quando a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

O NIS pode ser consultado tanto de forma física quanto digital em diversos canais do governo. Confira alguns deles:

Carteira de trabalho

Na CTPS digital, é possível conferir o número do NIS ou PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS (Apple).

Já na carteira de trabalho em papel, o número pode estar anotado como PIS nas últimas páginas, em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal.

Cartão Cidadão

No Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal para acesso a benefícios sociais e trabalhistas, o número do NIS está identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. É uma sequência de 11 dígitos, que está antes do hífen.

Extrato do FGTS

Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no extrato do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O acesso ao extrato é possível pelo aplicativo, disponível para download na versão Android ou versão iOS, em uma agência ou pelo site da Caixa ou pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Meu INSS

Tanto o site Meu INSS como o aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple), também permitem a consulta do NIS, porém é necessário fazer o cadastro ou usar os dados de acesso para o portal gov.br, que permite o uso de serviços digitais do governo federal. Neles, o número do NIS aparece como NIT. A consulta também pode ser feita pelo telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

CadÚnico

O Cadastro Único é mais uma alternativa para acessar o número NIS. É possível fazer isso após preencher informações pessoais no site Meu CadÚnico ou pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple).